
Música e Criatividade marcam a Programação da Semana no Complexo Cultural do Choro
Com entrada gratuita, projeto recebe nomes da cena brasiliense, espetáculo interativo para toda a família e a tradicional roda no Parque da Cidade
O Complexo Cultural do Choro segue movimentando a cena cultural de Brasília com uma programação plural, que valoriza a tradição do choro e dialoga com diferentes linguagens artísticas. O projeto reafirma-se como espaço de encontro entre músicos, famílias e visitantes em busca de experiências culturais de qualidade.
Na quarta-feira, 1º de outubro, o Choro Livre Convida apresenta uma formação especial com Junior Viegas no pandeiro, a cantora brasiliense Litieh e o multi-instrumentista Jackson Delano. O encontro promete releituras cheias de personalidade e a celebração da brasilidade que marca o gênero.
Já no sábado, 4 de outubro, o Piquenique Chorãotraz o Duo Diversom, com Márcio Vieira e Luciano Porto, artistas do Circo Teatro Udigrudi e idealizadores do Parque Diversom. A atração mistura oficina, apresentação musical e brincadeiras, envolvendo o público em um recital inusitado com instrumentos criados a partir de materiais recicláveis, como o Barón (marimba feita com garrafas PET) e o Pancord (acordeom de tubos de PVC). O repertório vai de Hermeto Pascoal a Luiz Gonzaga, passando porVilla-Lobos e Paul Desmond.
Ainda no sábado, às 11h, alunos e professores da Escola Brasileira de Choro se encontram no Parque da Cidade para a tradicional roda ao ar livre, um momento de celebração que conecta música, natureza e comunidade.
O projeto Complexo Cultural do Choro tem patrocínio da Shell, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, reafirmando semanalmente seu compromisso com a valorização da música brasileira e a democratização do acesso à cultura.
“Acreditamos que a cultura é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento de um país. Nossa agenda de patrocínios culturais reitera o compromisso da Shell com a sociedade brasileira ao apoiar iniciativas que promovem o desenvolvimento humano, a educação, a inovação, a diversidade, a equidade e a inclusão. O Complexo Cultural do Choro já se tornou um acontecimento tradicional na cidade de Brasília, e temos orgulho em continuar mais um ano desta parceria, contribuindo para a manutenção e conservação da música popular brasileira”, afirma Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação de Marca da Shell Brasil.
“Oferecer uma programação diversa, gratuita e de qualidade é uma forma de reafirmar nosso compromisso com a arte como espaço de encontro, formação e pertencimento. Esperamos o público de Brasília para mais uma semana vibrante no Complexo do Choro”, destaca Henrique Neto, diretor da Escola Brasileira de Choro.
Todas as atividades desta semana são gratuitas. A programação completa e novidades estão disponíveis nas redes sociais do projeto: @complexodochoro.
SOBRE O PROJETO
O projeto, de acordo com o plano bianual do Complexo Cultural do Choro de Brasília, prevê ações integradas da Escola Brasileira de Choro e do Clube do Choro de Brasília visando a difusão e renovação da música instrumental brasileira. As atividades incluem ensaios abertos, bolsas de ensino musical, rodas de choro e samba, atividades infantis e shows, sempre com o propósito de resguardar, transmitir conhecimento e fomentar o Choro, gênero seminal da MPB.
O objetivo maior é dar continuidade ao trabalho iniciado em 2023, ampliando e consolidando o espaço como centro cultural e educacional de referência. O projeto busca também formar público — da infância à terceira idade —, promover o intercâmbio entre artistas e fortalecer a vocação natural de Brasília como capital da música instrumental, revelando novos talentos em nível nacional e internacional.
SOBRE A SHELL
Há 112 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Dia 01/10
19:30 – Choro Livre convida com Junior Viegas, Litieh e Jackson Delano
Dia 04/10
11:00 – Piquenique Chorão com o Duo Diversom
11:00 – Ensaio Aberto Alunos e Professores da Escola Brasileira de Choro no Parque da Cidade (Choro no Parque)
12:00 – Feijoada com samba
SERVIÇO
Complexo Cultural do Choro de Brasília
Dias: 01 e 04 de outubro (quarta-feira e sábado)
Endereço: Espaço Cultural do Choro – Setor de Divulgação Cultural – Eixo Monumental e Parque da Cidade
Telefone: (61) 3226-3969
Acesso gratuito para Choro Livre convida, Piquenique Chorão e Ensaio Aberto
Feijoada com Samba: Reservas em 61 99527-4664
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos
Rede Social: @complexodochoro